3 truques legais para usar a fotografia na melhoria da sua memória

Quando uma fotografia ou um retrato nos chama muito a atenção ela pode criar deixas mentais ou gatilhos de memória melhorando a nossa capacidade de nos lembrarmos de assuntos importantes, datas e até palavras que precisamos decorar para uma prova.

Esse tipo de memorização é realizada por associação e é tecnicamente conhecida por memorização mnemônica.

Segundo o Wikipédia, as pessoas tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente.

Imagine que você precise memorizar alguns dados sobre Porto Seguro - BA. Você pode usar uma foto com uma imagem forte e associativa aos dados, como segue o exemplo abaixo:


Veja os truques para ativar sua capacidade de memorização atrvés da fotografia:

  1. Procure uma imagem que seja marcante para você e possa ser associada ao evento que deseja se lembrar; pode ser uma foto do seu casamento quando quer se lembrar da data de aniversário do seu casamento e "fazer bonito" com sua esposa chegando com um belo presente comemorativo.
  2. Use imagens em suas apresentações para facilitar associação com palavras-chave referente ao assunto; reduza os textos dos slides e use a imagem e as palavras para lembrá-lo dos detalhes que necessita falar e criar as associações corretas que deseja imprimir na lembraça do seu público (veja o livro do autor Garr Reynolds - Apresentação Zen para maiores detalhes sobre essa técnica).
  3. Faça fotos de lugares onde esteve e publiquea-as em um blog ou site de fotografia, fazendo comentários diversos sobre o assunto, dando detalhes sobre o local, pessoas e momentos.
Esses truques parecem simples mas por si só eles geram um certo trabalho e prática continuada para fazer efeito em sua mente e treinar sua capacidade de memorização.

Quer lembrar de fórmulas matemática? Escreva a fórumula em um belo retrato de uma modelo dando a imprenssão dela estar ditando a fórmula para você!

Cálculo da Energia Cinética (Física/Mecânia)




Comentários