Cinco dicas para fotografar melhor com seu celular

No nosso dia-a-dia a nossa principal câmera é o nosso celular!

Qualquer fotógrafo profissional irá dizer que o segredo de uma boa fotografia é a luz disponível no ambinete e maneira como você lida com ela.

A foto abaixo eu fiz com um Sansung Galaxy S2, em Salvador -BA no bairro da Ribeira. O dia tinha uma luz excelente e era cedo, por volta das 9:00 hs da manhã. Isso ajuda muito na hora de obter uma imagem assim.


Mas como obter fotos melhores com nossos celulares, até em momentos adversos de pouca luz?

Vamos lá então para as nossas dicas:

  1. Se estiver no seu quarto ou sala, na parte da manhã, e a janela tiver cortinas transparentes, esse será o seu local perfeito para obter um lindo retrato ou até mesmo um #selfi. Posicione-se ou a outra pessoa ao lado da janela. Você também deverá se posicionar em frente a pessoa ou poscionar o seu celular ao lado da janela. Com a cortina transparente fechando a janela, a luz da manhã ficará mais difusa o causará um lindo efeito na sua fotografia gerando um retrato com uma luz bem calma sobre o rosto da pessoa fotografada.
  2. Entenda que seu celular possui uma lente, que em fotografia chamamos de grande angular. Isso quer dizer que ao fotografar uma pessoa de frente, provavelmente você irá experimentar um efeito desagradável (a não ser que seja isso que você queira) conhecido como "efeito barril". Mas você pode minimizar esse efeito mudando o ângulo da fotografia e posicionando a pessoa de lado e valorizando as suas curvas; por exemplo, pode aumentar o bum-bum e os seios colocando a modelo de lado e fotografando com uma certa distância. Isso irá fazer o "efeito barril" nos pontos certos da modelo!
  3. Imagine que você está em uma balada com os amigos e quer fotografar com seu celular um grupo. Mas de cara você sabe que o flash do seu celular cria uma luz muito ruim e fica todo mundo com a cara meio chapada por causa dessa luz. Para resolver esse problema, você pode usar umas tiras de guardanapo e colocá-las na frente do flash do seu celular. Se seu celular tiver uma capa, pode tirar a capa, posicionar as tiras de guardanapo e colocar a capa de volta. Pronto! A luz do flash ficará atenuada pelo guardanapo e criará um efeito mais natural da luz do seu flash nas suas fotografias.
  4. Um copinho de café! Esse é outro modificador de luz que você pode usar para melhorar o flash do seu celular. Posicione o fundo do copinho na frente do flash do seu aparelho e dispare para obter a foto. Veja que a luz ficou atenada e dispersa, ou seja, você distribuiu a luz de maneira mais uniforme no ambiente e ainda conseguiu torná-la mais difusa.
  5. Com dois celulares você pode obeter uma luz super legal para fotografar um grupo grande. Ative o flash de um dos aparelhos como uma lanterna (a maioria dos aparelhos tem um app com essa função) e peça para o graçon ou outra pessoa segurar o aparelho no alto, apontando a luz em 45o para o grupo (você sabe que eu estou lhe pedindo para colocar o cara como um tripé de luz em diagonal ao grupo). Agora ative o flash do seu celular e fotografe o grupo, mas suba em uma cadeira ou ainda posicione o mais alto possível o seu celular. Agora faça a sua foto e veja que você criou uma luz auxiliar de recorte de cabelos, destacando o cabelo das suas amigas (elas vão lhe agradecer por isso) e ainda teve luz suficiente para pegar os demais detalhes do grupo, além de ter obtido uma foto que parece um grande #selfi.
Divirta-se com as dicas e depois me diga onde estão as fotos para eu ver os resultados. Se tiver mais dicas compartilhe-as aqui!



Comentários