Nunca faça isso!

Acho que todo fotógrafo está sempre envolvido com palestras, workshops, cursos, etc., e está sermpre ouvindo "Nunca faça isso!" como um mantra de uma "regra" que você deve seguir na fotografia.

Eu tenho uma amiga que ela adora quebrar as regras; e isso sempre me incomodou antes de ser fotógrafo. Eu vivia dizendo pra ela... "Juízo...".

Depois que ingressei para o mundo da fotografia continuei ouvindo que existe regra pra tudo... que um fotógrafo deve seguir a risca a regra dos terços, que você deve sempre usar uma luz de contorno no estúdio, que você não pode fotografar animais sem estar no mesmo plano que eles... e por aí vai.


Regras, "nunca faça isso", "não pode"... tudo muito chato!

É claro que ao estudarmos e buscarmos uma formação devemos compreender as bases e os fundamentos da fotografia para que possamos dominar os conceitos de luz, enquadramento e composição. Mas depois que se conhece tudo isso... Ah! Aí é hora de começar a quebrar as regras, e quebrar regras é dar "alma" a sua fotografia.

O Instagram nos permitiu ser criativos e quebrar regras em um formato quadrado de imagem (formato 1:1). Com isso ganhamos muitas imagens criativas na nuvem da Internet.


Eu gosto muito da seguinte frase:

"Não existe um jeito certo de fazer as coisas para ser um fotógrafo."
(David Beckstead - fotógrafo top de casamento)

O que existe é toda sua paixão depositada na sua fotografia para criar um patrimônio na forma de imagem para o seu cliente e/ou para você mesmo!


Então explore sempre "os nuncas" que são ditos para você, pois com certeza é lá que estará o seu diferencial e a fotografia que o seu cliente busca.

Meu conselho... quebre todas as regras e coloque paixão na sua fotografia!

Comentários