Beleza e Raízes

Fotografar a pele negra é algo mágico e nos remete ao nosso mais profundo conceito de beleza na fotografia de rua.

Quando combinamos uma bela mulher, um dia de chuva e uma locação urbana e ao mesmo tempo histórica (Arco do Teles, Centro Histórico do Rio de Janeiro), repleta de cultura e charme do nosso Brasil, o resultado só pode ser uma fotografia de moda urbana com toda a carga das nossas raízes e muita beleza.


Quando a nossa modelo Rose Oliveira chegou na locação, sabíamos que seria uma fotografia mais que profissional, mas com todo glamour que a beleza da mulher brasileira pode proporcionar aos olhos de quem curte moda!


Ficamos meio apreensivos com as condições do tempo que estava muito fechado no dia do ensaio, e mal começamos a clicar, as gotas de uma forte chuva de primavera começaram a cair e logo ficamos restritos ao próprio Arco do Teles - o ensaio se desenvolveria em toda a extensão da Travessa do Comércio.


O Arco do Teles é a nossa locação definida para uma série de ensaios de um projeto autoral (como já citei em posts anteriores).

Como fazemos em todos os ensaios, convesamos um pouco antes com a modelo, onde fazemos um briefing do "o que é o Arco do Teles" em termos históricos e suas lendas urbanas. Isso é proposital para que a modelo tenha um despertar de uma personagem durante o ensaio em que ela empreste sua personalidade e atitudes à locação.

O "tom" da locação é dada no momento em que a modelo se "aqueceu" durante o ensaio e se envolveu com o local e emprestou seu "eu" para as fotos e definiu toda a forma como ela quer ser vista nas fotos dentro do Arco do Teles.



Impressionante como a Rose Oliveira se identificou com a história da Carmem Miranda ter residido alí no Arco do Teles e como isso influenciou no seu sorriso e leveza nas poses para nossas lentes.



A chuva que hora caia e hora parava, também conferiu um ar de intimidade nas poses e nos fortes contrastes de luz e sombra durante o ensaio, e a modelo percebeu isso!


Raízes? Sim, raízes! Não o seriado, mas saber que alí é um local onde a história do nosso país teve presenças democráticas, indo do glamour da corte, passando por momentos obscuros da escravatura, prostituição e lendas de bruxarias, até chegar aos dias atuais com um ar de boemia modernizada pelo resgate do chorinho aos sábados à tarde e a alegria dos executivos nos happy hours da semana; tudo isso colocou a nossa modelo a se elevar em nuances de momentos de descontração e beleza em retratos e momentos únicos - em cada foto um momento único!


Veja um pouco mais da nossa linda Rose Oliveira e até a próxima!





Comentários