Roupa Nova no Arco do Teles

Não! Não é a banda Roupa Nova se apresentando no Arco no Teles, mas é o Arco do Teles de roupa nova, revitalizado e mais apresentável para os turístas e cariocas frequentadores do Cenro Histórico do Rio.

Desde que iniciamos o projeto #oTomDoTeles (O Tom do Teles), observamos os maus tratos com o Arco do Teles (ponto turístico do Centro Histórico do Rio de Janeiro).


As ruas sempre sujas, as paredes repletas de pichações, sejam por protesto ou por simples vandalismo, não importa! Esse é um local repleto de marcos culturais históricos da Cidade Maravilhosa que data da chegada da Família Imperial ao Brasil, passando pela presença e morada da "Pequena Notável" - Carmem Miranda, até a boemia moderna dos happy hours dos executivos da próxima Bolsa de Valores e as tardes de sábados com a tradicional roda de chorinho. Por todos esses motivos e muito mais é que a famosa Travessa do Comércio (travessa que corta o Arco do Teles indo até a Rua do Ouvidor) merecia um cuidado melhor.


No início do projeto encontramos também alguns grafites bem representativos nas paredes do Arco do Teles.



Logo na entrada tinha uma parede com a ilustração dos dias do comércio do tempo dos escravos passando pela antiga boemia carioca.



Na parede da antiga boite "Dito e Feito" tinha um violão e um bebê desenhados de forma tão harmônica com um fundo rosa gritante, que realmente inspirava música, alegria e espontaneidade da nossa Carmem Miranda.




Nas outras paredes ao longo da Travessa do Comércio observávamos somente as pichações de algumas poucas palavras de casais apaixonados que pouco ligavam se estavam danificando um patrimônio que não é só seu, e muitas palavras de ordem política expurgando os governantes em evidência durante duros protestos dessa época. Mas nada justificado no vandalismo e depreciação de um local que por trás de muitas lendas e contos, coloca a energia de religiões afros em harmonia com o nosso sincretismo de cada dia, onde a beleza de uma pomba gira pede passagem para entregar mensagens do mundo dos orixás para seus filhos, através da alegre boemia carioca de um ponto turístico tão importante que hospedou por anos a nossa "Pequena Notável" Carmem Miranda, junto com sua irmã e mãe.

Ainda tivemos a oportunidade de fotografarmos durante as obras de revitalização do Arco do Teles. Vejam algumas fotos:



Agora temos uma nova revitalização desse espaço histórico e boêmio que é o Arco do Teles. Veja um pouco do novo Arco do Teles nos ensaios das nossas tops!





Espero que tenham curtido as fotos nesse "novo" Arco do Teles.


Nesse post participaram as seguintes modelos:


Até a próxima!


Comentários