Lixo com dignidade e oportunidades

Uma coisa que todos nós produzimos e descartamos é o LIXO.

Lixo para a grande maioria das pessoas é algo sujo e que não nos serve mais e deve ser descartado para longe dos nossos olhos e olfato.

Enquanto uma cidade como o Rio de Janeiro é cotada como uma das maiores produtoras de lixo por habitante no Brasil, menos de 2% desse lixo é reciclado.

Nesse aspecto vemos o lixo não como algo que se joga fora e nada é feito, mas uma grande oportunidade de negócio para muitas famílias. Mas para isso é necessário que saibamos separar o nosso lixo e essa oportunidade seja ampliada.

Em 2016 estivemos registrando o trabalho dos associados do Pólo de Reciclagem de Jardim Gramacho, o qual é dirigido pela Sra. Glória C. Santos (site: http://acamjg.blogspot.com.br).

Após o fechamento do que foi o maior aterro sanitário da América Latina, um pólo de reciclagem foi erguido no bairro do Jardim Gramacho/RJ.



A iniciativa pública e privada criou uma condição mais humana para as famílias que viviam do lixo, e antes eram tratados como catadores de lixo, hoje são vistos como mão de obra especializada e com capacidade de identificar diversos tipos de plásticos e seus devidos fins para reciclagem, munidos de equipamentos e condições de transformar o nosso lixo em dinheiro e ainda manter a natureza em seu curso normal.


Sabemos que ainda não temos uma política de reciclagem realmente eficiente, mas esse foi um início e todos podem colaborar direcionando seu lixo para quem sabe cuidar dele.


Segundo a diretora do Pólo de Reciclagem de Jardim Gramacho, o volume de lixo para reciclagem vem diminuindo. Isso dificulta o negócio de muitas famílias que vivem do lixo.


Para direcionar o seu lixo para o local certo você pode acessar o site do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) no link http://www.cempre.org.br/.


As imagens desse mini documentário fotográfico mostra não somente o trabalho das famílias no Pólo de Reciclagem mas também o volume diminuto do lixo reciclável entregue, indicando "falta de lixo" para as famílias que operam o lixo e dele tiram o seu sustento.



É necessária uma melhor consciência no descarte do nosso lixo para que o volume de menos de 2% do lixo reciclável produzido no Rio de Janeiro seja aumentado para que impactos sociais e ambientais sejam reduzidos nos próximos anos. E essa é uma atitude que não depende somente de iniciativa pública, mas de um pouco de consciência e boa vontade de cada um de nós em nossas casas, condomínios e empresas.



Vamos melhorar a qualidade do que descartamos e colaborar para melhorias sociais e ambientais, não só no Rio de Janeiro mas em todo o país!

Feliz 2018 e não se esqueça de separar o seu lixo corretamente nesse reveillon!





Comentários