Natureza e simplicidade


Em outro post disse que haviam muitos blogs de viagens pela Web. Mas poucos deles abordam de forma documental as localidades descritas em seus posts.

Vou fazer exatamente isso, e vou tomar como o nosso personagem central o Sr. Carlos, jangadeiro e pescador, natural de Maceió - AL.


Visitar Maceió e suas lindas praias, é realizar uma viagem pelo Caribe brasileiro. Suas águas em tons de azul, hora verde clara, com grande visibilidade, proporciona ao turista um vislumbre do paraíso na terra. Mas isso você pode ver em qualquer site de turismo.

Ah, mas o quanto é incrível quando encontramos a felicidade em sua plenitude na vivência simples de uma pessoa.

Na Praia de Pajuçara, tem um passeio muito legal proporcionado pelos jangadeiros locais, que se dispõem a levar os turistas até as Piscinas Naturais de Pajuçara para uma incrível experiência com a fauna marinha.


As piscinas ficam localizadas à somente 2 km da Praia de Pajuçara, e o trajeto de jangada dura somente 10 minutos em média. O passeio deve ser realizado em horário de maré baixa para que você possa aproveitar ao máximo essa experiência com o mar.

O jangadeiro Sr. Carlos, é uma pessoa incrível pela sua simplicidade em relatar as belezas naturais e os peixes que habitam as piscinas.


Durante todo o trajeto, o Sr. Carlos foi nos contando sobre como era sua vida e ficou perceptível a energia de sua alegria e prazer em fazer o seu trabalho.


Sua simplicidade era tanta, que até pensou que minha máquina (mesmo tendo um visual retrô) fosse uma máquina analógica. E ficou mais empolgado ainda quando percebeu que eu era fotojornalista. Aí ele quis mostrar todos os detalhes, falou sobre a beleza de Maceió e deu dicas incríveis para outros registros fotográficos.


Conjugar simplicidade e natureza cria uma atmosfera de paz e leveza que não tem como traduzir em palavras ou imagens. Precisa estar lá, sentir, ouvir e ver o todo para entrar em harmonia com tudo que é oferecido em um simples passeio de pouco mais de 1 hora.


A alegria do Sr. Carlos em alimentar os peixes com pedacinhos de pão e ver toda aquela movimentação dentro d'água ia gerando mais alegria em nós enquanto interagíamos com a natureza.


Quando mostrei a ele uma das fotos feitas de baixo d'água, ele expressou um sorriso com uma energia tão boa, que vi o quanto uma imagem pode remeter uma pessoa ao que ela mais ama. Então percebi o tamanho da minha responsabilidade ao registrar um momento como esse.


Espero que curtam as fotos e fico à disposição para dar mais dicas sobre esse lindo passeio!

Até a próxima!

Comentários